Cartão VEM Cidadão

01 - Por que usar o cartão VEM cidadão?

A tarifa é mais barata¹, o embarque é mais rápido, é mais seguro que ter que andar com o dinheiro e permite a integração gratuita (até 1h do desembarque da primeira viagem) em qualquer linha do município de São José dos Pinhais, exceto as linhas Bairro a Bairro 1, 2 e 3 , porque sobrepõem (fazem o mesmo trajeto) às outras linhas da região norte da cidade, porém estas estão integradas com linhas da região sul (Sanjotur), conforme a matriz de integração.

¹- Regra exclusiva para linhas do município de São José dos Pinhais

02 - Quanto custa o cartão VEM cidadão?

A primeira via é de graça² . Em caso de perda, roubo, dano ou extravio será cobrado uma taxa de 8 (oito) vezes a tarifa vigente do município. Atualmente este valor é de R$ 15,00 (preço promocional).

² - Contrato de Comodato Concessão de uso

03 - Onde eu posso adquirir o cartão VEM cidadão?

No Terminal Central e Terminal Afonso Pena.

04 - Quais os documentos necessários para adquirir o cartão VEM cidadão?

Basta RG, mas informar o CPF, endereço, telefone e e-mail é uma forma de garantir segurança para os créditos do seu cartão, caso o cartão seja perdido, roubado ou extraviado, será mais fácil a identificação do usuário.

05 - Como faço para carregar com créditos o cartão VEM cidadão?

O cartão pode ser carregado nos pontos de atendimento, rede terceirizada ou pela internet acessando este link.

06 - Quanto posso colocar de créditos o cartão VEM Cidadão?

Nos pontos de atendimento físicos próprios do VEM (Terminal Central e Terminal Afonso Pena) e na rede terceirizada, o usuário pode carregar o valor que quiser.
Na internet o valor mínimo é de R$ 40,00 (quarenta reais).

07 - Como funciona a recarga nos pontos de atendimentos da Central VEM?

O usuário deve ir até a Central VEM com o cartão VEM cidadão. O valor integral desejado será carregado no seu cartão e os créditos já poderão ser utilizados nos ônibus na mesma hora. O pagamento pode ser com dinheiro ou cartão de débito.

08 - Se a recarga for pela internet, como os créditos vão para o meu cartão?

Acesse a página CLICANDO AQUI  com o seu cartão VEM Cidadão em mãos. Será necessário fazer um cadastro para primeiro acesso.
Após se logar no sistema ir em "Faça seu pedido" -> "Recarga de Crédito". No campo "valor" digitar o valor desejado. Neste caso o valor mínimo é de R$ 40,00 (quarenta reais). Por fim clicar em "selecionar forma de pagamento".
Existem 2 formas de pagamento: Dinheiro e Boleto.
Se for escolhido boleto, ele poderá ser pago em qualquer banco, lotérica ou mesmo pelo home bank. Assim que o boleto for pago, aguarde 48 horas úteis e após a compensação do banco sua recarga estará disponível nos validadores, dentro dos próprios ônibus.
Se a forma de pagamento escolhida for "dinheiro" será gerado um número de pedido. Você deve apresentar esse número em um dos nossos pontos próprios de recarga. Se o pedido for pago de segunda à sexta-feira antes das 16:00 hrs sua recarga estará disponível no dia seguinte nos validadores, dentro dos próprios ônibus.

09 - Por quanto tempo a recarga solicitada pela internet fica disponível nos validadores dos ônibus?

A recarga fica disponível por 30 dias. Após este período o usuário deverá entrar em contato com o SAC da Central VEM através do telefone (41)3035-3075 ou através do e-mail atendimento.site@vemsaojose.com.br

10 - Quero recarregar meu cartão VEM cidadão pela internet, mas não aparece meu cartão para digitar o valor?

Neste caso o usuário fez um pedido, mas não realizou o pagamento do mesmo. O problema pode ser resolvido pagando o boleto ou entrando em contato com o SAC da Central VEM através do telefone (41)3035-3075 ou através do e-mail atendimento.site@vemsaojose.com.br

11 - Como bloquear e solicitar 2ª via do cartão VEM cidadão?

Para realizar o bloqueio do cartão o usuário deve ir até um dos pontos de atendimento (Terminal Central ou Terminal Afonso Pena) com RG. Neste mesmo momento será feito o bloqueio do seu cartão no sistema.
Para realizar a 2ª via do cartão o usuário deverá pagar uma taxa de 8 (oito) vezes a tarifa vigente do município. Atualmente este valor é de R$ 15,00 (preço promocional).

Em até 48horas o crédito que constava na 1ª via do cartão será disponibilizada a bordo dos veículos e o crédito será transferido automaticamente para a 2ª via do cartão.

Ou seja, o usuário NÃO precisa mais retornar ao VEM para transferir o crédito da 1ª via para a 2ª via.

12 - Em caso de perda, roubo ou extravio eu perco os meus créditos?

Se o usuário fizer apenas o bloqueio do cartão até às 23:00 horas, o mesmo ficará bloqueado já no dia seguinte, ou seja, não poderá mais ser utilizado e consequentemente não haverá mais débito do crédito do cartão.
Se o usuário fizer a solicitação da 2ª via do cartão, automaticamente a 1ª via fica bloqueada. Em até 48horas o crédito que constava na 1ª via do cartão será disponibilizada a bordo dos veículos e o crédito será transferido automaticamente para a 2ª via do cartão.
Ou seja, o usuário NÃO precisa mais retornar ao VEM para transferir o crédito da 1ª via para a 2ª via.

13- O meu cartão VEM cidadão não está funcionando, o que devo fazer?

Você deverá entrar em contato com a Central VEM, pelo atendimento (fone: 41-3035-3075) fornecer o número do cartão e receber orientações de como proceder ou levar o cartão pessoalmente a um dos nossos pontos de atendimento para que nossas atendentes possam verificar.

14 - Qual a validade dos créditos do cartão VEM cidadão?

Os créditos tem validade de 1 ano após a recarga. Passando este prazo, o validador informa ao usuário que os créditos terão validade por mais 30 dias (possível de reposição).

15 - Como faço para solicitar o ressarcimento dos créditos do cartão VEM cidadão que vencerão no prazo de 30 dias?

Neste período (30 dias) que o validador esta avisando: “possível de reposição”, o usuário pode ir até a Central VEM (Terminal Central e Terminal Afonso Pena) e revalidar os créditos por mais 1 ano.

16 - Se eu não usar o cartão VEM cidadão o que acontece?

Se o seu cartão ficar por mais de 1 ano sem utilização ele será bloqueado automaticamente por inatividade. Portanto não aceitará recarga a partir deste bloqueio e não funcionará temporariamente nos ônibus. Para desbloqueá-lo, você deverá levar o seu cartão ao Terminal Central ou Terminal Afonso Pena, onde será feita uma nova programação no seu cartão. Após feito isso você deve aguardar 24 horas para poder usar o cartão nos ônibus novamente.